SOBRE A VIDA ESPIRITUAL:
A vida Espiritual se dá pelo controle consciente dos movimentos mentais e emotivos, de maneira que se alcance, paulatinamente, uma harmonia entre o que se sente, o que se pensa e o que se vive, até lograr que a vida seja uma unidade simples. O desenvolvimento espiritual é sempre integral:
Poder sem consciência é paixão;
Consciência sem poder é impotência;
Consciência e poder sem participação é desumanização.
SOBRE A VIDA E O AMOR:
Tudo é, tudo está vivo. Para descobrir essa vida, há que amá-la. Quem ama em verdade, reverencia o que ama e mostra essa reverência continuamente através de sua relação com a vida toda:
com os homens,
com os animais,
com as plantas,
com as pedras,
com a água,
com o ar,
com o fogo,
com a terra,
com o tempo,
com a morte.
SOBRE A VIDA E A MORTE:
Cada dia representa uma vida em pequeno, com seu nascimento ao despertar e sua morte ao deitar-se. Cada dia traz uma missão a cumprir, que deve estar realizada quando se vai dormir. Dessa maneira, o sono será tranqüilo e reparador. Quando se vai dormir é bom pensar que se vai morrer; deixar todas as coisas em ordem e bem arrumadas. Ao ir de encontro ao sono, a que entregar a alma nas mãos da Divina Mãe, pensando que talvez não haja um despertar neste mundo.
Quem não pode morrer a cada noite, dificilmente estará preparado alguma vez para morrer. A mística da renúncia é mística de morte contínua, deve-se começar a praticá-la morrendo todos os dias.
SOBRE A ORDEM E A HARMONIA:
Vivam em ordem e com ordem. A ordem na distribuição das coisas é a manifestação estática da harmonia. A manisfestação dinâmica da harmonia, na vida corrente, é a ordem na distribuição do tempo e a ordem nos movimentos.
Ensinamentos do Mestre Santiago.
FELIZ NATAL/Juca