Diz a reportagem do The New York Times, texto selecionado pela Folha de S. Paulo de 17 de Maio de 2010.PESQUISA DA MENTE. Acima, imagens de pesquisas cerebrais realizadas pela Rede de Pesquisas da Mente. A inteligência e a habilidade estão associadas ao DISPARO RÁPIDO E EFICIENTE DOS NEURÔNIOS. Porém, nas pessoas com melhor pontuação em testes de criatividade, a "substância branca" e os axônimos conectores eram mais finos, tornando mais lento o tráfego nervoso. Nestas imagens, trilhas verdes mostram a "substância branca" sendo analisada. PONTOS AMARELOS E VERMELHOS MOSTRAM ONDE A CRIATIVIDADE CORRESPONDE A UM TRÁFEGO MAIS LENTO. ÁREAS AZUIS MOSTRAM ONDE A "ABERTURA À EXPERIÊNCIA", ASSOCIADA À CRIATIVIDADE, CORRESPONDE A UM TRÁFEGO NERVOSO MAIS LENTO.
Ela nos oferece a seguinte definição de criatividade: a capacidade de reestruturar a própria compreensão de uma situação de uma forma não óbvia.
Esses resultados são fruto de uma pesquisa realizada com 65 pessoas, utilizando-se de tomografias por ressonância magnética (MRI), que sugere que a CRIATIVIDADE PREFERE CAMINHOS MAIS LENTOS E SINUOSOS QUE A INTELIGÊNCIA.
Pesquisa conduzida por Rex Jung, no centro da Rede de Pesquisa da Mente, em Albuquerque (EUA), em que é professor e pesquisador-assistente do Departamento de Neurocirurgia da Universidade do Novo México.
A constatação desse fato: A CRIATIVIDADE PREFERE CAMINHOS MAIS LENTOS... , me remete ao processo meditativo, em que, tomando um tempo determinado, num ambiente adequado, sentando numa determinada postura, tudo isso com o objetivo de cortar a atividade exterior; faz com que se abra a porta para o nosso mundo interior, transcendendo nossas defesas, "REESTRUTURANDO A COMPREENSÃO DE NOSSA PRÓPRIA REALIDADE DE UM FORMA NÃO ÓBVIA".
Me parece que essa é a fórmula para solucionar toda e qualquer problemática que se apresente para nós em nosso dia a dia e responde a nossas necessidades de amor, compreensão e auto estima.
Amplia nosso estado de consciência e faz nosso acontecer mais coerente e harmonioso.
Criar é preciso...Meditar é preciso...