quinta-feira, 3 de junho de 2010

O ENIGMA DA CRIATIVIDADE

PESQUISA DA MENTE. Acima, imagens de pesquisas cerebrais realizadas pela Rede de Pesquisas da Mente. A inteligência e a habilidade estão associadas ao DISPARO RÁPIDO E EFICIENTE DOS NEURÔNIOS. Porém, nas pessoas com melhor pontuação em testes de criatividade, a "substância branca" e os axônimos conectores eram mais finos, tornando mais lento o tráfego nervoso. Nestas imagens, trilhas verdes mostram a "substância branca" sendo analisada. PONTOS AMARELOS E VERMELHOS MOSTRAM ONDE A CRIATIVIDADE CORRESPONDE A UM TRÁFEGO MAIS LENTO. ÁREAS AZUIS MOSTRAM ONDE A  "ABERTURA À EXPERIÊNCIA", ASSOCIADA À CRIATIVIDADE, CORRESPONDE A UM TRÁFEGO NERVOSO MAIS LENTO.
Diz a reportagem do The New York Times, texto selecionado pela Folha de S. Paulo de 17 de Maio de 2010.
Ela nos oferece a seguinte definição de criatividade: a capacidade de reestruturar a própria compreensão de uma situação de uma forma não óbvia.
Esses resultados são fruto de uma pesquisa realizada com 65 pessoas, utilizando-se de tomografias por ressonância magnética (MRI), que sugere que a CRIATIVIDADE PREFERE CAMINHOS MAIS LENTOS E SINUOSOS QUE A INTELIGÊNCIA.
Pesquisa conduzida por Rex Jung, no centro da Rede de Pesquisa da Mente, em Albuquerque (EUA), em que é professor e pesquisador-assistente do Departamento de Neurocirurgia da Universidade do Novo México.

A constatação desse fato: A  CRIATIVIDADE PREFERE CAMINHOS MAIS LENTOS... , me remete ao processo meditativo, em que, tomando um tempo determinado, num ambiente adequado, sentando numa determinada postura, tudo isso com o objetivo de cortar a atividade exterior;  faz com que se abra a porta para o nosso mundo interior, transcendendo nossas defesas, "REESTRUTURANDO A COMPREENSÃO DE NOSSA PRÓPRIA REALIDADE DE UM FORMA NÃO ÓBVIA".
Me parece que essa é a fórmula para solucionar toda e qualquer problemática que se apresente para nós em nosso dia a dia e responde a nossas necessidades de amor, compreensão e auto estima.
Amplia nosso estado de consciência e  faz nosso acontecer mais coerente e harmonioso.

 Criar é preciso...Meditar é preciso...

Um comentário:

  1. Caro Joaquim, muito interessante e pertinente. É uma bela possibilidade que se apresenta!

    ResponderExcluir