sexta-feira, 6 de agosto de 2010

DEVANEIOS EM DESALINHO - NA CONTRAMÃO

O SER E O NÃO SER
FOGO E TERRA
DOIS PRINCÍPIOS
( Acho que Shakespeare se inspirou nele, Parmênides*)

Fora do ser, o não ser, nada é.
Pares de opostos, um sem outro nada é.
Ciência e Natureza.
Aqui só podem se referir à natureza.
conhecimento e sabedoria,

REALIDADE!

VERDADE!

LOUCURA!

PLATÃO, ARISTÓTELES, PARMÊNIDES.

IMOBILISMO!

Nada está ausente.
Todo e perfeito são absolutamente da mesma natureza.
O que está fora do ser, não é ser; o não ser é nada; o ser, portanto, é um.
Todos os seres são belos, todas as coisas são belas.
Mas não um nem o mesmo, pois um é terra  e o outro fogo.

Mas o responsável é Platão com seu duplo sentido, nem o sentido em si nem por causalidade.

Sensação e inteligência a mesma coisa?
Memória e esquecimento a mesma mistura?
O silêncio, os contrários!

TERRA E FOGO 

Todo o ser tem conhecimento.

FRAGMENTOS
Parmênides de Eléia
Tradução de José Cavalcante de Souza

As éguas que me levam onde o coração pedisse
conduziam-me, pois à via multifalante me impeliram
da deusa, que por todas as cidades leva o homem que sabe;
por esta eu era levado, por esta, muito sagazes, me levaram
as éguas o carro puxando, e as moças a viagem dirigiam.

O eixo nos meões emitia som de sirena
incandescendo (era movido por duplas, turbilhonantes
rodas de ambos os lados), quando se apressavam a enviar-me
as filhas do sol, deixando as moradas da noite,
para a luz, das cabeças retirando com as mãos os véus.

É lá que estão as portas aos caminhos de Noite e Dia,
e as sustenta à parte uma verga e uma soleira de pedra,
e elas etéreas enchem-se de grandes batentes;
destes Justiça de muitas penas tem chaves alternantes.

A esta, falando-lhe as jovens com brandas palavras,
persuadiram habilmente a que a tranca aferrolhada
depressa removesse das portas; e estas, dos batentes,
um vão escancarado fizeram abrindo-se, os brônzeos
umbrais nos gonzos alternadamente fazendo girar,
em cavilhas e chavetas ajustados; por lá, pelas portas
logo as moças pela estrada tinham carro e éguas.

E a deusa me acolheu benévola, e na sua a minha
mão direita tomou, e assim dizia e me interpelava:

Ó jovem, companheiro de aurigas imortais,
tu que assim conduzido chegas à nossa norada,
salve! Pois não foi mau destino que te mandou perlustrar
esta via (pois ela está fora da senda dos homens),
mas lei divina e justiça; é preciso que de tudo te instruas,
do âmago inabalável da verdade bem redonda,
e de opiniões mortais, em que não há fé verdadeira.
No entanto também isto aprenderás, como as aparências
deviam validamente ser, tudo por tudo atravessando.


O ser como fumaça que tudo atravessa tudo permeia misturando tudo.
Desenvolvimento do Ser, não Ser, Alma!

Devaneios Desvairados ( de mim )

NA CONTRAMÃ0.


* PARMÊNIDES - Filósofo Grego.



Um comentário:

  1. Parmênides... ser ou não ser? Crer ou ter fé? Ficar no conhecido ou saltar no abismo de mim mesmo e tentar descobrir o que me move, quem sou, quem não sou, quem creio ser. Acho que vou pular...
    (Luis Henrique - Toquio)

    ResponderExcluir