Recentemente eu estava em uma sala de espera de um consultório, que tem, como sempre, muitas revistas para nos distrair e, aliás, nos proporcionam momentos em que temos a grande oportunidade para treinar a virtude da "PACIÊNCIA". Peguei uma das revistas para dar uma olhadinha e encontrei um verdadeiro tesouro, coincidência... sincronicidade...
Me deparei com um artigo de um neurocientista, que expunha o resultado de sua pesquisa; ele relata que temos 3 tipos de cérebro:
o reptílico;
o límbico;
o neo-córtex;
O reptílico, responsável pelo instinto, menos evoluído; o límbico pelas emoções e o neo-córtex, mais evoluído, responsável pelo pensar, avaliar, julgar.
Até aí, nenhuma grande novidade, mas, na pesquisa que ele realizou, constatou que, quando se respira mais profundamente, ou se tem o hábito de realizar exercícios respiratórios, o córtex se ilumina, o raciocínio torna-se claro e as conexões cerebrais se ampliam.
O ato de respirar profundamente liberta das emoções negativas, tais como: inveja e competitividade.
Pois bem, quando ingressamos em CAFH - um caminho de desenvolvimento espiritual, uma das primeiras coisas que nosso método recomenda é exatamente a prática, entre outras, de exercícios respiratórios, que têm por finalidade
oxigenar o cérebro, despertar nossa atenção e nos colocar em consonância com o movimento cósmico universal.
"Podemos concluir que cada vez mais a ciência está corroborando o conhecimento esotérico", e isso me deixa realmente muito entusiasmado.
Abaixo descrevo dois exercícios respiratórios, que fazem parte de nossas práticas diárias, com os resultados agora corroborados de iluminação do córtex e ampliação das conexões cerebrais, entre outros:
O DEZ - TRINTA - VINTE:
. De pé, com os pés ligeiramente afastados, o polegar direito apertando a fossa nasal direita e o braço esquerdo caído naturalmente ao longo do corpo. Inspira-se contando até dez, enquanto se levanta o braço esquerdo ladeando o corpo, até tapar a fossa nasal esquerda com o polegar esquerdo. Retém-se a respiração, enquanto se conta até trinta. Expirar lentamente, contando até vinte, pela fossa nasal direita, enquanto se baixa o braço direito ao longo do corpo até deixá-lo caído em sua posição natural.
- A inspiração deve durar dez segundos ou se conta até dez.
- A retenção do alento, trinta segundos ou se conta até trinta.
- A expiração deve durar vinte segundos ou se conta até vinte.
É importante que o ritmo da inspiração e da expiração seja sempre parelho, desde que se começa até que se termina, e que o movimento dos braços se faça também durante a duração correspondente.
O MARTELO:
De pé, com os pés juntos e as mãos na cintura;
inspira-se dilatando o abdômen. Em seguida, se expira com força, dando um golpe com o diafragma e levando simultaneamente o abdômen até a coluna vertebral.
Fazem-se umas cento e vinte inspirações e expirações por minuto.
A recomendação é que se façam os exercícios pela manhã, antes do banho, mas podem ser feitos a qualquer momento e sempre que as circunstâncias assim o exigirem.
Por exemplo, se estiver agitado (a), ansioso (a), nervoso (a),
recomendo o "MARTELO", que se pode fazer em qualquer ambiente, até sentado, dirigindo seu carro nesse trânsito louco.
Pronto, agora você já pode, através da prática desses simples exercícios, sentir mais a plenitude da vida e estar mais equilibrado (a) para enfrentar tudo o que vida nos oferece.
E X P E R I M E N T E !
É
F R E E !
Muito interessante a materia. Como integrantes de Cafh temos tido o privilégio de poder contar com estes exercicios, que a toda manhã que o fazemos, renovam todas as nossas forças e provocam um bem estar muito grande.
ResponderExcluirObrigado por compartilhar algo tão poderoso e verdadeiro
OLá Joaquim, concordo com o Celbio, que matéria interessante! Parabéns! Sou uma praticante da meditação atenciosa e procuro fazer também algumas técnicas focadas na respiração. Sua informação me ajudará mais ainda a cuidar da saúde do corpo e mental. Abraços
ResponderExcluirTudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tanquilo. E, é claro, que uns exercícios respiratórios como esse que praticamos, também ajuda, e muito. Abs.
ResponderExcluir