quarta-feira, 10 de novembro de 2010

B Ô N U S - A ILUMINAÇÃO DO CÓRTEX CEREBRAL

Recentemente eu estava em uma sala de espera de um consultório, que tem, como sempre, muitas revistas para nos distrair e, aliás, nos proporcionam momentos em que temos a grande oportunidade para treinar a virtude da "PACIÊNCIA".  Peguei uma das revistas para dar uma olhadinha e encontrei um verdadeiro tesouro, coincidência... sincronicidade...
Me deparei com um artigo de um neurocientista, que expunha o resultado de sua pesquisa; ele relata que temos 3 tipos de cérebro:
                
                 o reptílico;
                 o límbico;
                 o neo-córtex;


O reptílico, responsável pelo instinto, menos evoluído; o límbico pelas emoções e o neo-córtex, mais evoluído, responsável pelo pensar, avaliar, julgar.
Até aí, nenhuma grande novidade, mas, na pesquisa que ele realizou, constatou que, quando se respira mais profundamente, ou se tem o hábito de realizar exercícios respiratórios, o córtex se ilumina, o raciocínio torna-se claro e as conexões cerebrais se ampliam.
O ato de respirar profundamente liberta das emoções negativas, tais como: inveja e competitividade.

Pois bem, quando ingressamos em CAFH - um caminho de desenvolvimento espiritual, uma das primeiras coisas que nosso método recomenda é exatamente a prática, entre outras, de exercícios respiratórios, que têm por finalidade
oxigenar o cérebro, despertar nossa atenção e nos colocar em consonância com o movimento cósmico universal.

"Podemos concluir que cada vez mais a ciência está corroborando o conhecimento esotérico", e isso me deixa realmente muito entusiasmado.

Abaixo descrevo dois exercícios respiratórios, que fazem parte de nossas práticas diárias, com os resultados agora corroborados de iluminação do córtex e ampliação das conexões cerebrais, entre outros:


                         O    DEZ   -   TRINTA   -    VINTE:

   . De pé, com os pés ligeiramente afastados, o polegar direito apertando a fossa nasal direita e o braço esquerdo caído naturalmente ao longo do corpo. Inspira-se contando até dez, enquanto se levanta o braço esquerdo ladeando o corpo, até tapar a fossa nasal esquerda com o polegar esquerdo. Retém-se a respiração, enquanto se conta até trinta. Expirar lentamente, contando até vinte, pela fossa nasal direita, enquanto se baixa o braço direito ao longo do corpo até deixá-lo caído em sua posição natural.

- A inspiração deve durar dez segundos ou se conta até dez.

- A retenção do alento, trinta segundos ou se conta até trinta.

- A expiração deve durar vinte segundos ou se conta até vinte.

É importante que o ritmo da inspiração e da expiração seja sempre parelho, desde que se começa até que se termina, e que o movimento dos braços se faça também durante a duração correspondente.


                                      O MARTELO:

De pé, com os pés juntos e as mãos na cintura;
inspira-se dilatando o abdômen. Em seguida, se expira com força, dando um golpe com o diafragma  e levando simultaneamente o abdômen até a coluna vertebral.
Fazem-se umas cento e vinte inspirações e expirações por minuto.

A recomendação é que se façam os exercícios pela manhã, antes do banho, mas podem ser feitos a qualquer momento e sempre que as circunstâncias assim o exigirem.
Por exemplo, se estiver agitado (a), ansioso (a), nervoso (a),
recomendo o "MARTELO", que se pode fazer em qualquer ambiente, até sentado, dirigindo seu carro nesse trânsito louco.
                                    
Pronto, agora você já pode, através da prática desses simples exercícios, sentir mais a plenitude da vida e estar mais equilibrado (a) para enfrentar tudo o que vida nos oferece.

                                   E  X  P  E  R  I   M  E  N  T  E !

                                                          É

                                                   F  R  E  E !

3 comentários:

  1. Muito interessante a materia. Como integrantes de Cafh temos tido o privilégio de poder contar com estes exercicios, que a toda manhã que o fazemos, renovam todas as nossas forças e provocam um bem estar muito grande.
    Obrigado por compartilhar algo tão poderoso e verdadeiro

    ResponderExcluir
  2. OLá Joaquim, concordo com o Celbio, que matéria interessante! Parabéns! Sou uma praticante da meditação atenciosa e procuro fazer também algumas técnicas focadas na respiração. Sua informação me ajudará mais ainda a cuidar da saúde do corpo e mental. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tanquilo. E, é claro, que uns exercícios respiratórios como esse que praticamos, também ajuda, e muito. Abs.

    ResponderExcluir