quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O ESPELHO DE GANDHI e outras citações.



A vida me ensinou:

que as pessoas são amigáveis​​, se eu sou amável,
que as pessoas são tristes, se estou triste,
que todos me querem, se eu os quero,
que todos são ruins, se eu os odeio,
que há rostos sorridentes, se eu lhes sorrio,
que há faces amargas, se eu sou amargo,
que o mundo está feliz, se eu estou feliz,
que as pessoas ficam com raiva quando eu estou com raiva,
que as pessoas são gratas, se eu sou grato.
A vida é como um espelho: se você sorri para o espelho, ele sorri de volta.
A atitude que eu tome perante a vida é a mesma que a vida vai tomar perante mim.

"Quem quer ser amado, ame"

Outras citações:

Perguntaram a Mahatma Gandhi quais são os fatores que destroem os seres humanos. Ele respondeu:

A Política, sem princípios;
o Prazer, sem compromisso;
a Riqueza, sem trabalho;
a Sabedoria, sem caráter;
os negócios, sem moral;
a Ciência, sem humanidade;
a Oração, sem caridade

Colaboração enviada pelo meu querido e grande amigo 
François Jacques Porchad,
diretamente de Cavalcante - Goiás.
Colabore você também, Juca.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

PINGOS DE REALIDADE

Viver o momento presente é estar em paz, é viver na certeza de que uma ordem maior, (do que eu mesmo), opera com medida, amor e sabedoria.
Tudo o que acontece é baseado nessa ordem, e minha participação no contexto da vida é aceitar com amor tudo aquilo que me é reservado.
Essa seria a atitude para enfrentar as demandas da vida, que são próprias dela mesma, dando aquilo que eu posso dar, nunca memos, fazendo de minha existência um eterno acontecer, um eterno devenir. 


Aceitar é preciso...

terça-feira, 15 de novembro de 2011

ESPECIAL PARA OS PAIS

Nossa escolha fundamental é o que fazer com nossa vida.


"Construindo nosso futuro."


Ansiamos viver plenamente, expressar nossa intenção mais profunda; queremos dar significado à nossa vida. Embora não tenhamos dúvidas sobre isso, o meio para consegui-lo às vezes nos escapa das mãos. Talvez uma forma de dar vida a esse anseio seja aprender a escolher.
Temos a possibilidade de escolher tudo o que depende de nós. Essa capacidade de escolha, não importa quão limitada nos possa parecer, é o que torna possível o progresso de uma sociedade e o desenvolvimento do indivíduo.
...


O futuro se apresenta a nós como um campo novo de possibilidades. Nossa área de trabalho real e efetiva é o presente. A única maneira de ter algum controle positivo sobre nosso futuro é através das decisões que tomamos no presente.


...


Às vezes nos surpreendemos por chegar a um determinado lugar  e não ser aquele que pensávamos ter escolhido. No entanto, era realmente o lugar que estávamos escolhendo quando tomávamos nossas pequenas decisões, aquelas que pareciam insignificantes e que não associávamos com nosso objetivo. Por exemplo, um pai que quase nunca está com seu filho. Toda vez que tem uma oportunidade, ele escolhe alguma outra coisa para fazer, sem perceber para onde ele está indo em sua relação com seu filho: sai com os amigos, assiste televisão ou tira uma bem merecida soneca. À medida que o tempo passa, a relação entre pai e filho se torna cada vez mais distante. Finalmente o pai se dá conta de que seu filho é como um estranho para ele. Embora sempre tenha desejado ter a melhor relação possível, as pequenas decisões que foi tomando dia após dia produziram um efeito muito diferente e inesperado.




Se nosso ideal é ser um bom pai,  fazer algo diferente do que nos foi oferecido, temos que ter presente as pequenas decisões que tomamos e decidir desde um ponto de vista diferente, de um ponto de vista menos egoísta e mais participativo; isso é o que podemos fazer de bem, para o bem de nossa família, para o bem da humanidade.


Do Curso "VIVER CONSCIENTEMENTE" - 15 o Ensinamento - A Construção de nosso futuro.
Instituto CAFH - www.cafh.org - Ensinamentos do Mestre - www.santiagobovisio.info


  



terça-feira, 1 de novembro de 2011

Vida e Morte, existe vida após o Nascimento?


Meus queridos amigos Fernando Olguin e Sergio Covas, me enviaram esse texto, que é uma metáfora muito interessante, de autor desconhecido.
Agradeço muito a contribuição.


No ventre de uma mulher grávida estavam duas criaturas conversando quando uma perguntou à outra:
- Você acredita em vida após o nascimento?
A resposta foi imediata:
- Certamente. Algo tem que haver após o nascimento. Talvez estejamos aqui principalmente porque precisamos nos preparar para o que seremos mais tarde.
- Bobagem, não há vida após o nascimento! Como seria essa vida?
- Eu não sei exatamente, mas certamente haverá mais luz do que aqui. Talvez caminhemos com nossos próprios pés e comeremos com a boca.
- Isso é um absurdo! Caminhar é impossível. E comer com a boca? É totalmente ridículo! O cordão umbilical é o que nos alimenta. Eu digo somente uma coisa: a vida após o nascimento é uma hipótese definitivamente excluída – o cordão umbilical é muito curto.
- Na verdade, creio que certamente haverá algo. Talvez seja apenas um pouco diferente do que estamos habituados a ter aqui.
- Mas ninguém veio de lá, ninguém voltou depois do nascimento. O parto apenas encerra a vida. Vida que, no fim das contas, é nada mais do que uma angústia prolongada nesta absoluta escuridão.
- Bem, eu não sei exatamente como será depois do nascimento, mas, com certeza, veremos mamãe e ela cuidará de nós.
- Mamãe? Você acredita em mamãe? E onde ela supostamente estaria?
- Onde? Em tudo à nossa volta! Nela e através dela nós vivemos. Sem ela tudo isso não existiria.
- Eu não acredito! Eu nunca vi mamãe alguma, o que comprova que mamãe não existe.
- Bem, mas, às vezes, quando estamos em silêncio, você pode ouvi-la cantando, ou sente como ela afaga nosso mundo. Sabe? Eu penso, então, que a vida real só nos espera e que, agora, apenas estamos nos preparando para ela.…
(Anônimo)



quinta-feira, 29 de setembro de 2011

MÍSTICA E RELIGIÃO

Podemos conceituar a Mística como tudo o que se refere a DEUS ou ao Divino desconhecido; podemos dizer, ainda, que é a busca de Deus através da experiência direta, intuitiva, Mística. Essa busca se traduz na União do Ser com o Divino, portanto místico é todo aquele que aspira, busca a união com Deus, com a Consciência Cósmica, com o Absoluto.
Numa visão geral, poderíamos dizer que os Místicos se desenvolvem nas religiões, adotando um método de vida que os leva, gradualmente, a alcançar essa união, através de regras ou dogmas seguidos por eles, com essa finalidade.
Temos muitos exemplos não apenas de místicos Cristãos, tais como: Agostinho de Hipona, João da Cruz, Teresa de Ávila; mas também de outras tradições, como: Mahatma Gandhi,  Lao Tse, Don Santiago Bovísio, que acabam, pela vivência de suas verdades, não só alcançando altos graus de espiritualidade e se tornando marcos de referência, como também dando novo impulso nas várias tradições religiosas e Místicas.
Apesar da base de desenvolvimento desses Místicos serem as grandes religiões: Islamismo, Hinduísmo, Budismo, Judaísmo, Cristianismo; esses místicos
acabam transcendendo o círculo fechado e dogmático delas, contribuindo, em muito, com suas experiências para a compreensão do processo místico, dando suas visões “do que é Deus”; “como é Deus”; “onde está Deus”; “como chegar a Ele” e “como vivenciá-LO”
Através desse testemunho, dessas vivências, tudo aquilo que conseguem como resultado desse trabalho, transforma-se em patrimônio de toda a humanidade e não mais propriedade das tradições inicialmente adotadas, ou seja, as religiões.
Eles nos deixam como legado, através de suas vidas simples (nunca se consideram pessoas especiais ou diferentes das demais), que a Mística é vivida na vida diária, nas mesmas condições em que todos nós vivemos, com todas as mesmas contingências que são vividas por todos os seres humanos.
Então o que os torna diferentes de todos os outros?
Focam suas vidas no mais alto objetivo que um ser humano possa ter sobre este mundo: “a União Humano - Divina”, através de seu próprio desenvolvimento espiritual, vivido no dia a dia. Fazem-se conscientes de seus destinos, de "nossos" destinos, sendo o marco de referência desse trabalho a humanidade, que os leva para a Participação, para o Amor e para a Renúncia.Tudo se faz transcendente, estabelecendo uma relação direta com o Divino, na vida cotidiana, sem os intermediadores da fé, superando os dogmas impostos, chegando à mais pura espiritualidade.
Esse é o grande legado que deixam para todos nós: a maravilhosa possibilidade de viver uma vida simples, transcendente, de União Mística, sem dogmas, no exercício da mais pura Liberdade.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

FAZENDO VIDA ESPIRITUAL - RETIROS ESPIRITUAIS






Periodicamente, o ser humano necessita de um tempo, um lugar para fazer uma parada, uma reflexão, para tomar um ponto de referência, para se localizar em seu acontecer.
Com os Retiros Espirituais é possível fazer isso, como diz um amigo meu, acessar seu Interior.

O vídeo publicado, mostra um lugar e um tempo para tal prática, espero que gostem, e quem sabe possam despertar para essa realidade, aliás a única.
Desfrutem.




quarta-feira, 15 de junho de 2011

A PALAVRA CONDUZ, O EXEMPLO GUIA...

                                                LAO - TSE


Conversando com meu querido amigo Max, ele me perguntou como vai  o Blog?, e fez uma citação de LAO-TSE,  muito profunda que transcrevo a seguir:


      " A alma não tem segredo que o comportamento não revele " 


Os pensamentos do Mestre Lao-Tse são verdadeiras orações,


Transcrevo abaixo mais algumas frases do Mestre Lao-Tse, que são a seu modo transformantes, pois, como dizia outro Grande Mestre, (Don Santiago Bosívio):


                               
 A PALAVRA CONDUZ,


                                           O EXEMPLO GUIA,


                                                                     A ORAÇÃO TRANSFORMA...






" A bondade em palavras cria confiança; A bondade em pensamentos cria     profundidade; A bondade em dádivas cria amor "  


" Nada é impossível a quem pratica a contemplação. Com ela, tornamo-nos senhores do mundo "             


" Conhecer os outros é inteligência, conhecer a si próprio é verdadeira sabedoria"


" O que domina os outros é forte; o que domina a si mesmo é poderoso "


" O sábio não entesoura. Quanto mais dá aos outros, tanto mais tem "


" Pagai o mal com o bem, porque o amor é vitorioso no ataque e vulnerável na defesa "                                                            


                                 
Agradecemos a esses dois Grandes Mestres, por suas palavras que nos conduzem, por seus exemplos que nos guiam e pelo tesouro da oração que nos transforma.









sexta-feira, 27 de maio de 2011

PALAVRAS DE YOGANANDA


Meu grande amigo François Jaques Pochard, nos envia essa colaboração, 
palavras de Yogananda, que foram proferidas em 1938, mas que continuam muito atuais:






PALAVRAS DE YOGANANDA
Índia, 6 de Março de 1938

"Os cataclismas que subitamente ocorrem no seio da natureza, provocando devastações e danos em  massa não são "obras de Deus".
Essas catástrofes resultam dos pensamentos e ações dos homens.
Onde quer que o equilíbrio vibratório do mundo seja perturbado, por vibrações nocivas resultantes de pensamentos e procedimentos erróneos do homem, veremos destruições  como as que experimentamos recentemente (1938).
O mundo continuará a ter guerras e calamidades "naturais", até  que  todos os povos corrijam seus erros de pensamento e de comportamento.
As guerras ocorrem, não por uma ação divina, mas pela disseminação do egoísmo pessoal.
Elimine-se o egoísmo individual - industrial, politico, nacional - e não haverá mais guerras.
Quando a materialidade predomina na consciência do homem, há uma emissão de raios negativos, energia de poder cumulativo, que perturba o equilíbrio da natureza e, então, ocorrem terremotos, enchentes e outros "desastres".
Deus não é responsável por eles!
O homem deve controlar seus pensamentos antes de pensar poder controlar a natureza.
(do livro A ETERNA BUSCA DO HOMEM)

 

terça-feira, 22 de março de 2011

O DEVENIR E A LEI DA RENÚNCIA

                       mudança!

noção de ser!                                     consciência de si!     
      
                    noção de eternidade!


Presença...                Participação...                Renúncia...


Aventure-se,
                        submerja-se,
                                                 amplie,
                                                                    viva,  
                                                                                   assista... 

                       esssas idéias...







EXPANSÃO DINÂMICA DA CONSCIÊNCIA




segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O ALMÍSCAR DO HIMALAIA

APRESENTAMOS A TODOS O ALMÍSCAR,
MUITO PRAZER!

FOTO ENVIADA PELO MEU QUERIDO AMIGO E COLABORADOR 
PEDRO IZZO,
MUITO OBRIGADO. 

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O ALMISCAREIRO DO HIMALAIA


 texto de autoria de Paramahansa Yogananda

  O almí­scar é uma substância valiosa, extremamente aromática, contida numa bolsa sob a pele do abdome do almiscareiro macho, que habita os elevados picos dos Himalaias. Quando o almiscareiro alcança certa idade, o odor penetrante do almí­scar começa a exsudar dessa bolsa. O almiscareiro fica excitado pelo aroma delicioso e pula para lá e para cá, farejando sob as árvores e furnas, buscando em toda a parte - às vezes por muitas semanas - , procurando a fonte da persistente fragrância. Incapaz de localizar o perfume tantalizante, ele se torna extremamente inquieto e, em seguida, irritado. Em sua agitação e num esforço último e desesperado de encontrar a fonte da essência enlouquecedora, sabe-se de casos em que o almiscareiro salta dos altos picos alcantilados e cai para a morte no vale que se estende abaixo. Os caçadores, achando os cadáveres, cortam a almejada bolsa do almí­scar.



Um bardo iluminado cantou certa vez: "Ó tolo almiscareiro: buscaste a fragrância em toda a parte, exceto em seu próprio corpo. Eis porque não a encontraste. Se pelo menos tivesses voltado tua busca para ti mesmo, terias encontrado o almí­scar almejado e terias salvo a ti mesmo da morte sobre as rochas abaixo das montanhas".
A maior parte das pessoas se comporta como o almiscareiro. Buscam a felicidade elusiva, sempre fragrante, por toda a parte, fora delas próprias. E quando, finalmente, não podem achar a verdadeira felicidade, cuja fonte jaz oculta nos recônditos secretos de suas próprias almas, pulam dos picos alcantilados das esperanças elevadas e se despedaçam nas pedras da desilusão.
Ó tolo almiscareiro humano, se pelo menos voltasses tua mente para dentro, na meditação diária profunda, acharias a fonte de toda verdadeira e duradoura felicidade no silêncio mais recôndito de tua própria alma. Bem-amado que estás a procura da felicidade: não sejas como o almiscareiro, perecendo na vã busca exterior: Desperta! E, na caverna da meditação profunda, encontra a felicidade eterna dentro de teu imortal Ser."

. . . . . . .

Recebi hoje esse texto, de meu grande amigo Sergio Covas, com a seguinte nota:
 ... Julguei esse texto de uma pertinência incrível à condição humana atual! Uma inspirada analogia...

Seguramente a analogia a que ele se refere, é a um texto de Santiago Bovísio que num de seus primeiros cursos já ensinava:




..."Por isso, durante a última década, fez-se sentir entre os seres humanos um estremecimento de espiritualidade, de desejo de conhecimento suprafísico. Muitos seres investigaram ansiosamente nos livros, buscaram mestres e procuraram divisar a luz detrás dos véus religiosos e dos símbolos iniciáticos. Como era de se esperar, muitas escórias se formaram em torno destes anseios e ultimamente este tema chegou a ser como que uma enfermidade psíquica de moda. Tal estado de coisas tem levado muitos ao erro, à desorientação e ao desengano. Mas não se deve culpar ninguém pelo ocorrido, pois é defeito da pobre mente humana gastar suas energias na busca de novas sensações no exterior enquanto se recusa a realizar a obra espiritual com seus próprios meios, introspectivamente.
Corre a mente do ser humano atrás do filão de ouro que outro diz haver descoberto e gasta suas reservas vitais na saltitante busca; tropeça, incauta, em ilusórias armadilhas e se recusa obstinadamente a cavar na horta de sua casa"...

Ensinamentos do Mestre - Desenvolvimento Espiritual - www.santiagoboviso.org


Obrigado Covas, por compartilhar com seus amigos texto tão incrível e pertinente.