terça-feira, 15 de novembro de 2011

ESPECIAL PARA OS PAIS

Nossa escolha fundamental é o que fazer com nossa vida.


"Construindo nosso futuro."


Ansiamos viver plenamente, expressar nossa intenção mais profunda; queremos dar significado à nossa vida. Embora não tenhamos dúvidas sobre isso, o meio para consegui-lo às vezes nos escapa das mãos. Talvez uma forma de dar vida a esse anseio seja aprender a escolher.
Temos a possibilidade de escolher tudo o que depende de nós. Essa capacidade de escolha, não importa quão limitada nos possa parecer, é o que torna possível o progresso de uma sociedade e o desenvolvimento do indivíduo.
...


O futuro se apresenta a nós como um campo novo de possibilidades. Nossa área de trabalho real e efetiva é o presente. A única maneira de ter algum controle positivo sobre nosso futuro é através das decisões que tomamos no presente.


...


Às vezes nos surpreendemos por chegar a um determinado lugar  e não ser aquele que pensávamos ter escolhido. No entanto, era realmente o lugar que estávamos escolhendo quando tomávamos nossas pequenas decisões, aquelas que pareciam insignificantes e que não associávamos com nosso objetivo. Por exemplo, um pai que quase nunca está com seu filho. Toda vez que tem uma oportunidade, ele escolhe alguma outra coisa para fazer, sem perceber para onde ele está indo em sua relação com seu filho: sai com os amigos, assiste televisão ou tira uma bem merecida soneca. À medida que o tempo passa, a relação entre pai e filho se torna cada vez mais distante. Finalmente o pai se dá conta de que seu filho é como um estranho para ele. Embora sempre tenha desejado ter a melhor relação possível, as pequenas decisões que foi tomando dia após dia produziram um efeito muito diferente e inesperado.




Se nosso ideal é ser um bom pai,  fazer algo diferente do que nos foi oferecido, temos que ter presente as pequenas decisões que tomamos e decidir desde um ponto de vista diferente, de um ponto de vista menos egoísta e mais participativo; isso é o que podemos fazer de bem, para o bem de nossa família, para o bem da humanidade.


Do Curso "VIVER CONSCIENTEMENTE" - 15 o Ensinamento - A Construção de nosso futuro.
Instituto CAFH - www.cafh.org - Ensinamentos do Mestre - www.santiagobovisio.info


  



Um comentário:

  1. Gostei muito! Cada vez mais percebo o quanto é importante estar sempre atento. Esse tema abordado por você me fez sentir mais a minha responsabilidade com todas as minhas escolhas, por mais insignificantes que possam me parecer. Estou ligada!!!!!

    ResponderExcluir