sexta-feira, 23 de abril de 2010

O SILÊNCIO

Já perceberam como funcionamos?
Sempre de dentro para fora: pensando, sentindo e executando; sentindo, pensando e executando; executando, sentindo e pensando; executando, pensando e sentindo.
Na grande maioria do tempo funcionamos dentro desse automatismo, o "normal", é colocar a máquina no piloto automático e ir em frente.
Sentindo as mesmas coisas, pensando as mesmas coisas, fazendo as mesmas coisas, sempre o mesmo trajeto.
Quando estamos na academia nos exercitando, estamos vendo algum programa de televisão ou com os fones de ouvido colocados, na rua correndo a mesma coisa, pode ser que quando entramos no carro umas das primeiras coisas é ligar o som, quando estamos sozinhos nossa cabeça se enche de preocupações, o que temos que fazer, o que não fazer, nossas expectativas, em relação a tudo e a todos, as inseguranças, as frustrações e por aí vai...
Via de regra fazemos de tudo para não estarmos "sozinhos" ou conosco mesmos; evitamos o silêncio.
Por que é tão difícil fazer silêncio?
Por isso mesmo, por esse "automatismo" em que vivemos fazendo tudo de dentro para fora e evitando estar sozinhos.
Mas, para que haja equilíbrio em nossas vidas é necessário buscar o silêncio.
Inverter o movimento: ir de fora para dentro.
A aqueles que amam o silêncio e são felizes.
Para fazer silêncio é preciso tomar alguns minutinhos de nosso dia e aquietar o corpo e a mente, devagarinho espaçar os pensamentos da mente procurando um ponto ideal, que pode ser nosso coração, procurar sentir as batidas dele, procurando um único sentir, a vida.
Procurando sentir o fluxo da vida na respiração quieta, inspiração, retenção e expiração,
o movimento cósmico mesmo,
entrando em consonância com ele.
Esse contacto conosco mesmos, com o movimento cósmico, vai predispor nossa mente e nosso físico para estarem mais conscientes de nosso acontecer, vai pôr à mostra recursos que nem sonhamos ter, vai gerar equilíbrio, e com esse matiz revestir nossos "automatismos".

BUSCAR O SILÊNCIO É PRECISO...

2 comentários:

  1. ...o silencio, este precioso presente que usamos tão pouco...gostei muito de tudo que escreveu...vou aproveitar... bom findi

    ResponderExcluir
  2. muito bom o post! cmo certeza fará diferença no meu dia depois de telo lido.
    Gostaria de acrescentar sobre o assunto compartilhando uma idéia de silêncio aplicada na teoria musical de um compositor americano cujo objetivo era rerveberar o silêncio através de sua composição. Seu nome era John Cage, e sua música se chamava "4:33". O porquê do nome é pela razão de serem 4 minutos e 33 segundos de silêncio absoluto, ou seja, sua música era o silêncio asbsoluto.

    um grande abraço!
    até sempre!

    ResponderExcluir