sexta-feira, 15 de março de 2013

ESPECIAL PARA FUMANTES E EX-FUMANTES


"O FUMO E A SOBREVIVÊNCIA"
Drauzio Varella - Ilustrada - Folha de São Paulo - Sábado, 09 de Março de 2013.


                                              GUARDEM BEM ESSA DATA

Entre outras informações de suma importância…

Foi analisado também o impacto de para de fumar na redução da mortalidade.

1. Quanto mais cedo alguém deixar de fumar, mais tempo vive.
2. As curvas de sobrevivência dos se livraram do cigarro entre os 25 e 34 anos de idade são praticamente idênticas às dos que jamais     fumaram. Parar nessa faixa etária faz ganhar pelo menos 10 anos de vida.
3. As curvas dos que pararam dos 35 aos 44 anos são um pouco mais desfavoráveis. Ainda assim, largar de fumar  nessa fase permite viver nove anos a mais.
4. Comparados com os que nunca fumaram, ex-fumantes que pararam ao redor dos 39 anos ainda apresentam mortalidade 20 % mais alta. Embora significante, esse numero é pequeno em relação ao risco 200% maior que correriam se continuassem fumando.
5. Parar de fumar dos 45 aos 54 anos reduz 2/3 da mortalidade geral e faz ganhar em média seis anos de vida. Os que o fazem entre 55 e 64 anos vivem em média 4 anos a mais.
6. O cancer de pulmão está associado ao maior risco de morte entre os ex-fumantes.


Como o cigarro perde espaço no mundo industrializado, e em países como o Brasil, as multinacionais têm agido com agressividade nos mercados asiáticos e africanos, valendo-se da falta de instrução das populações mais pobres e da legislação frouxa que permite a publicidade predatória.
Os epidemiologistas estimam que essa estratégia macabra fará o numero de mortes causados pelo cigarro - que foi de 100 milhões no século 20 - saltar para 1 bilhão no século atual.

                                                         Obrigado Dr. Drauzio,

                                                  "GANHEI 10 ANOS DE VIDA"

Nenhum comentário:

Postar um comentário